Reprograme seu corpo para o fim do horário de verão

Comentar

Comportamento Saúde da família

Com ele é assim: tem quem ame e tem quem odeie, mas, não há como escapar dele. O horário de verão, que se iniciou no dia 16 de outubro de 2011, termina nesse fim de semana, no dia 26 de fevereiro. Se é difícil se adaptar a ele, é igualmente complicado fazer o organismo se readaptar ao curso natural do dia.

Segundo especialistas, o ideal é preparar o organismo com antecedência, indo dormir cerca de dez minutos mais cedo a cada dia. Médicos explicam que as mudanças sentidas pelo organismo com o início ou o fim do horário de verão são por causa de hormônios como o cortisol e a melatonina, que regem o nosso relógio biológico e são secretados de acordo com o tempo de exposição ao sol e à escuridão.

Como o metabolismo do organismo passa a se pautar de acordo com as taxas de secreção desses hormônios, ao mexer com o relógio, efeitos que vão desde alterações no sono, que podem causar irritabilidade, estresse e baixa produtividade, até o aumento da instabilidade vascular, são sentidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>