Realidade virtual pode ajudar na reabilitação de pacientes com acidente vascular cerebral

Comment

Tecnologia

destaque_realidade-virtualPesquisas estão explorando uma variedade de usos médicos para a realidade virtual. Ela já está sendo usada para reduzir a dor, controlar as fobias e ajudar os soldados a se recuperar do transtorno de estresse pós-traumático. Agora, estudo realizado na University of Aarhus, na Dinamarca, mostrou que ela também pode ajudar na reabilitação de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC).

O estudo envolveu 120 pessoas com histórico de acidente vascular cerebral com fraqueza leve a grave nos membros superiores. Os pacientes foram distribuídos aleatoriamente para sessões de terapia de reabilitação com duração de 16 horas por mês. Um grupo realizou fisioterapia padrão e outro utilizou um jogo de realidade virtual chamado YouGrabber.

No jogo, os pacientes usam luvas com sensores e seus movimentos são rastreados por uma câmera infravermelha e transferidos para um braço virtual na tela. Os diferentes níveis de dificuldade permitem com que o paciente pratique diferentes tipos de atividades, sendo essas escolhidas pelo fisioterapeuta com base em cada caso. Ao conseguir realizar a tarefa, o jogador recebe pontuação e palmas como gratificação.

Cinquenta pacientes no grupo de fisioterapia e 52 no grupo de realidade virtual completaram o estudo e foram avaliados após três meses. Pacientes com comprometimento moderado nas mãos e braços apresentaram melhoras razoáveis com o uso da realidade virtual. Pacientes com comprometimento severo relataram apreciar como até os pequenos movimentos conseguiam ser captados pelos sensores dos braços virtuais.

De acordo com os pesquisadores, os resultados mostram que a realidade virtual tem grande potencial para o tratamento de diversas doenças, incluindo a reabilitação de pacientes com distúrbios motores.

O estudo foi publicado na revista Neurology.

Fonte: Neurology, 15 de novembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *