Quanto custa ser macho?

Comentar

Saúde do homem Sexologia

Alguma vez você já parou para pensar quanta energia um macho, independente da espécie, gasta para produzir esperma? De acordo com pesquisadores da Universidade de Monash, na Austrália, esse gasto é maior do que se pensava, tendo chances, até, de prejudicar a saúde.

O pesquisador Dr. Damian Dowling, responsável pelo estudo, diz que a grande maioria dos estudos sobre reprodução foca-se nas fêmeas, e considera que os machos podem facilmente produzir milhões de espermatozóides. A título de análise, os pesquisadores escolheram uma espécie de grilo, o Teleogryllus oceanicus.

O teste se baseou no encontro sexual de machos com fêmeas sexualmente imaturas e sexualmente maduras, capazes e incapazes de reprodução. Os resultados mostraram que os machos produziram esperma de melhor qualidade na cópula com fêmeas maduras e capazes de se reproduzir. Ou seja, justamente porque a produção do esperma tem um elevado custo biológico para os machos, eles adotam uma estratégia para gastá-lo bem.

A pesquisa mostrou que, um elevado nível de ejaculações e produção de esperma também reduziu a capacidade imunológica dos animais, que se tornaram mais suscetíveis a infecções bacterianas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>