Problemas neurológicos causados pela Zika vão além da microcefalia

Comment

Saúde da família

03dic00O surto de Zika que atinge o país chamou atenção da população para uma doença até então pouco conhecida: a microcefalia. Um número elevado de crianças está nascendo com o perímetro encefálico menor do que o considerado normal, o que acarreta em vários problemas de saúde ao longo da vida, e essa ocorrência tem sido associada à infecção materna por Zika.

Pesquisas têm mostrado que crianças que nasceram saudáveis cujas mães tiveram Zika durante a gestação também estão sujeitas a desenvolverem problemas de saúde como lesões oculares, atrofias cerebrais, calcificações no cérebro, artrogripose (doença afeta as articulações e que provoca má formação das mãos, punhos e joelhos), além de ventriculomegalia (não desenvolvimento normal do cérebro).

Por causa dessas complicações, os pesquisadores sugerem nomear os casos das doenças causadas pelo vírus Zika em recém-nascidos de “síndrome congênita do zika”.

Os especialistas explicam que essa denominação engloba melhor as diversas doenças que acometem recém-nascidos e que podem ser associadas ao Zika vírus. Além disso, ressaltam que a experiência vem mostrando que microcefalia causada por Zika está, normalmente, associada a outras condições de saúde como as citadas acima.

Fonte: BBC, 17 de fevereiro de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *