Pranchas e chapinhas podem danificar a estrutura do cabelo

Comment

Beleza

cabelo2Utilizado por muitas mulheres para ter os fios lisos, as chapinhas e pranchas podem danificar a estrutura do cabelo. É o que mostra estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e pelo Instituto de Química, ambos da Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisadora Cibele Lima analisou cabelos livres de química doados por mulheres de várias regiões do mundo, dividindo as amostras em fios caucasianos (descendentes de europeus), orientais e afro-étnico. O cabelo afro foi o que se mostrou mais suscetível a danos causados pelo excesso de temperatura de pranchas e chapinhas, isso ocorre devido à formação ondulada do fio, à baixa umidade natural e à distribuição irregular da oleosidade sobre a fibra.

As altas temperaturas são as responsáveis por causar os danos nos fios. Os testes mostraram que em fios afro-étnicos apresentaram desnaturação (perda estrutural de proteínas) a temperaturas em torno de 223ºC , enquanto em fios de outras etnias isso ocorre em temperaturas de 236ºC. Temperaturas acima d e250ºC causam danos em todos os tipos de cabelo.

Altas temperaturas ocasionam o aumento da porosidade dos fios, danifica a cutícula do fio (parte externa) e o córtex (estrutura interna). O estrago é diretamente proporcional à temperatura empregada e ao tempo de contato com os fios.

O estudo mostrou, também, que processos químicos como descoloração e tintura tornam os fios ainda mais sensíveis às altas temperaturas.

Fonte: Jornal USP, 25 de julho de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *