Porque os tomates bonitos nem sempre são gostosos?

Comentar

Dieta Nutrição

Você vai à feira e vê tomates lindos, graúdos e vermelhos. Não resiste, os compra e quando chega em casa descobre que o sabor não condiz com a beleza. Mas, por que tomates bonitos nem sempre são gostosos?

Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a culpa é do processo de amadurecimento uniforme, característico da maioria dos tomates vendidos em feiras e supermercados. Os cientistas conseguiram identificar alterações moleculares responsáveis por esse processo, que fazem o fruto amadurecer no tempo certo para os produtores, mas que implica na redução do sabor.

Os tomates têm um fator de transcrição chamado de GLK2, que regula outros genes, aumenta a capacidade do fruto fazer fotossíntese, ajuda na produção de açucares e licopeno, o que dá o sabor e a cor vermelha dos tomates. No processo de amadurecimento uniforme, o GLK2 é desativado o que resulta na perda da produção de ingredientes fundamentais para o sabor.

O estudo foi publicado na revista Science e está disponível para assinantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>