Por que executivos inteligentes contam mentiras estúpidas?

2 Comentários

Comportamento

Uma pessoa bem sucedida no trabalho, com cargo importante e vida aparentemente perfeita que coloca tudo a perder com mentiras estúpidas. É cada dia mais comum ver executivos de grandes empresas inventarem mentiras sobre investimentos e lucros, o que pode colocar em risco a própria organização. Pesquisadores Universidade de Toronto, no Canadá, buscaram analisar os motivos que levam essas pessoas, geralmente inteligentes e racionais, a adotarem essas praticas mesmo sabendo os riscos que envolvem.

Segundo os pesquisadores, há pelo menos duas razões para o comportamento não muito racional dos executivos. A primeira é uma capacidade limitada de ver o quadro geral, algo que os pesquisadores chamam de “racionalidade limitada”. Já a segunda é uma ausência de uma “bússola ética” para guiar suas ações. A pesquisa mostrou, também, que os públicos interessados da empresa estimulam os executivos, de alguma forma, a mentirem.

2 comments

  1. Carlos

    Essa questão de mentir quando pressionado não é somente com executivos. Todos nos humanos agimos assim por um instinto de sobrevivencia nessa selva de pedra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>