Por que é tão difícil tomar decisões?

Comentar

Comportamento

Tomar decisões pode parecer fácil para alguns e extremamente complicado para outros. Algumas pessoas ficam tão apavoradas que adiam essa situação ao máximo. Mas, por que isso acontece? Segundo pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, a resposta é o que chamam de na “ilusão da coragem”, um exemplo de hiato da empatia – nossa inabilidade para imaginar como iremos nos comportar em situações emocionais futuras.

Em artigo publicado no Journal of Behavioral Decision Making, o pesquisador Leaf Van Boven explica que na teoria do hiato da empatia, quando o momento da verdade ainda está distante, você ainda não está emocionalmente envolvido com a situação, o que dissipa o medo que você provavelmente experimentará na situação real.

De acordo com os cientistas, nem todo aprendizado acumulado na vida com eventos que nos assustam é capaz de superar o hiato da empatia. Isso tem consequências práticas, expondo as pessoas a situações constrangedoras, ou mesmo perigosas, por decisões que elas mesmas tomaram no passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>