Por que a cabeça dói quando tomamos algo gelado?

2 Comentários

Saúde da família

Você está prestes a saborear aquele sorvete delicioso e geladinho, e, na primeira mordida, sua cabeça dói repentinamente. Você já pensou o porquê isso acontece? Segundo pesquisadores Universidade Galway, na Irlanda, a explicação mais provável para essa dor de cabeça súbita relacionada à ingestão de coisas geladas (dor de cabeça do soverte) é que o corpo sente o frio excessivo e repentino e age de forma imediata para proteger o cérebro. Para isso, o organismo aumenta o fluxo sanguíneo de forma a evitar a queda de temperatura.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas monitoraram o cérebro de voluntários enquanto eles ingeriam água gelada, e depois repetiram o procedimento com água em temperatura ambiente. Sempre que sentiam dor de cabeça súbita, os voluntários indicavam aos cientistas. Os resultados do exame mostraram que a dor de cabeça do sorvete estava relacionada com a dilatação da artéria cerebral, sendo que assim que essa voltava à sua dimensão normal, a dor cessava.

 

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>