Pokémon Go pode ser uma ferramenta de tratamento para saúde mental | Blog de Boa Saúde

Pokémon Go pode ser uma ferramenta de tratamento para saúde mental

Comentar

Comportamento

destaque_pokemonLançado em 2016, o jogo de interação virtual Pokémon Go pode ser uma ferramenta para o tratamento de saúde mental. De acordo com estudo apresentado no American Psychiatric Association Annual Meeting 2018, que ocorreu de 05 a 09 de maio, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o jogo está associado com aumentos na atividade física e comportamento social, além de trazer uma sensação de bem-estar.

O jogo tem como público principal adolescentes e adultos jovens, considerados por especialistas da área de saúde mental como uma faixa etária com dificuldades de se envolverem em tratamentos comportamentais para depressão e transtornos de ansiedade, e, embora não tenha sido projetado como um aplicativo para saúde mental, alguns relatos mostram que ele pode estar ajudando nessa área da medicina.

Pesquisadores da Universidade McMaster, nos Estados Unidos, examinaram se o uso do jogo resultava em mudanças nos sintomas de humor e ansiedade. Eles postaram uma pesquisa no site do MacAnxiety Research Center, onde os participantes completaram a pesquisa sobre o uso do Pokémon Go e forneceram informações demográficas e histórico de saúde mental.

A pesquisa foi completada por 152 pessoas que relataram jogar Pokémon Go. A idade média desta amostra foi de 20 anos, 57% se declaram brancos, 78% eram mulheres, 89% solteiros e 62% de estudantes em período integral. O tempo médio gasto no jogo por semana foi de sete horas.

Um terço dos participantes (33%) relataram mudanças no comportamento social desde que começaram a jogar Pokémon Go. Dentro deste grupo, 85% falavam com mais pessoas, 76% passavam mais tempo com amigos, 41% faziam novos amigos enquanto brincavam e 51% relataram que o jogo aumentava sua prática de atividade física. Além disso, 29% relataram melhor sensação de bem-estar e 12% relataram perda de peso. Os participantes do estudo com histórico de tratamento de saúde mental passaram mais tempo brincando do que aqueles sem tratamento prévio de saúde mental.

Por estar associado a maior prática de atividade física, melhor interação social e maior sensação de bem-estar, os pesquisadores acreditam que o Pokémon Go tem potencial para ser uma ferramenta de ativação comportamental e de tratamento para saúde mental.

Fonte: American Psychiatric Association Annual Meeting 2018, 05 a 09 de maio, Nova Iorque, Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>