Pesquisadores analisam eficácia de 20 plantas medicinais brasileiras

1 Reply

Saúde da família

Pesquisa realizada na Universidade Estadual Paulista (Unesp) está avaliando a segurança e a eficácia de extratos de 20 plantas medicinais brasileiras para o tratamento de doenças como úlcera, colite, doença inflamatória intestinal, dores crônicas, inflamação, câncer e diabetes.

Os pesquisadores extraíram princípios ativos das plantas, isolaram e caracterizaram as moléculas e realizaram experimentos in vitro e em cobaias para avaliar a ação terapêutica e possíveis efeitos adversos.

Com base nos experimentos, os pesquisadores selecionaram seis espécies com potencial para tratamentos que serão analisadas mais profundamente. Entre essas estão a pata-de-vaca ((Bauhinia forficata), usada contra o diabetes; a jurubeba (Solanum paniculatum), contra úlcera e outros tipos de inflamação; chapéu-de-sol (Terminalia catappa), que pode ser usada em problemas estomacais.

1 comment

  1. Adilon S. Soares

    Voces sabem informar se aqueles frutos chamados de “NONI” já foram analisados quanto às suas qualidades terapêuticas?
    Ouvi dizer que a Agência Fiscalizadora de Medicamentos – FUNASA
    estaria analisando e que em breve emitiria um laudo. Se tiverem alguma novidade sobre o fruto, por favor, publiquem alguma coisa, pois aqui em nossa comunidade este fruto é tido como milagroso, servindo para curar várias doenças, inclusive câncer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *