Onde estão as bactérias em um hospital? Pesquisa responde: em todos os lugares

Comment

Saúde da família

virusVocê já pensou a quantos micro-organismos está exposto em um hospital? Pesquisa do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT) da Universidade de São Paulo fez o teste e concluiu: são muitos.

Valendo-se de métodos modernos de biologia molecular, utilizando equipamentos que conseguem ler rapidamente milhões de fragmentos de DNA ao mesmo tempo, os pesquisadores analisaram áreas do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP e identificaram 926 famílias de 2.832 gêneros de bactérias, das mais inofensivas às mais perigosas.

Em pessoas com boa imunidade, boa parte das bactérias não oferece riscos significativos. Contudo, bactérias como a Salmonella enterica e a Staphylococcus aureus podem ocasionar doenças. Além disso, pacientes imunocomprometidos, como pacientes com câncer submetidos à quimioterapia, transplantados e pacientes que são HIV positivo, estão em grupo de risco para o contato com qualquer micro-organismo.

Os micro-organismos estavam presentes em teclas de caixa eletrônicos, botões de elevador, relógios de ponto biométrico e em vários outros ambientes de convívio do hospital. Os pesquisadores já esperam encontrar um grande número de micro-organismos, mas se surpreenderam com a diversidade encontrada.

Os resultados do estudo foram publicados no International Journal of Environmental Research and Public Health e encaminhados ao HC.

Fonte: Agência Usp, 27 de abril de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *