Ofertar vegetais variados aumenta seu consumo por crianças

Comment

Dieta

Quanto mais opções de vegetais são apresentados à uma criança, maior é a probabilidade de ela consumi-los. É o que mostra pesquisa da Wageningen University & Research, na Holanda.

O estudo incluiu 32 famílias com crianças de 4 a 6 anos que não ingeriram muitos vegetais. As crianças foram divididas em três grupos: nenhuma mudança nos hábitos alimentares, receber um tipo de vegetal (brócolis) ou receber vários vegetais (brócolis, abobrinha e ervilha).

Os pais receberam instruções sobre o tamanho da porção e instruções de cozimento, além de dicas sobre como oferecer os vegetais às crianças, que receberam um pequeno pedaço de vegetal três vezes por semana, durante cinco semanas. Um adesivo foi dado como recompensa às crianças que experimentavam um novo vegetal.

O consumo de vegetais aumentou de 0,6 para 1,2 porções entre as crianças que receberam vários vegetais, mas nenhuma mudança no consumo ocorreu entre as crianças que receberam um único vegetal ou aquelas cujos hábitos alimentares não foram alterados.

A crescente aceitação de vários vegetais durante as cinco semanas do estudo ainda era evidente três meses depois, de acordo com os resultados publicados na edição de setembro do Journal of Nutrition Education and Behavior.

Os pesquisadores ressaltam que, embora a quantidade de vegetais consumidos tenha aumentado durante o estudo, ela ainda não atendeu às diretrizes alimentares recomendadas pelos órgãos competentes. Contudo, o estudo mostrou que a estratégia de oferecer maior variedade de vegetais aumenta as chances de sucesso do que oferecer apenas um tipo de vegetal.

Os pais do estudo disseram que oferecer os legumes aos filhos era “muito fácil” ou “bastante fácil”, e a maioria seguiu as instruções fornecidas pelos pesquisadores.

Fonte: Journal of Nutrition Education and Behavior. DOI: 10.1016/j.jneb.2019.06.009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *