O que faz alguém ser esforçado ou preguiçoso?

Comentar

Comportamento

O que faz com que algumas pessoas sejam motivadas e ambiciosas e outras sejam preguiçosas? De acordo com um novo estudo, a química cerebral de cada um pode ser a responsável por essa diferença.

A dopamina, um químico que desempenha diversos papéis no cérebro, está associada à ética de trabalho e também à negligência, dependendo da quantidade e da área cerebral de atuação.

“Para a nossa surpresa, nós também encontramos uma região diferente do cérebro (…) que mostrou um relacionamento negativo forte entre o nível de dopamina e a vontade de trabalhar muito”, explica o pesquisador Michael Treadway, da Unversidade Vanderbilt.

A descoberta pode afetar a forma como algumas doenças são tratadas, como o déficit de atenção e a depressão. “Nós achamos que parte do que acontece na depressão é alguma alteração na motivação e parte do ímpeto para esse estudo foi trabalhar em direção a um modelo que seja capaz de testar o papel da motivação na depressão. Isso pode ser uma forma de acessar o lado motivacional da depressão”, completa, Treadway.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Neuroscience.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>