O que é melhor: correr, andar ou pedalar?

1 Comentário

Bem estar Comportamento Saúde da família

Com as Olimpíadas de Londres a tendência é que as pessoas se sintam mais estimuladas para começar a praticar atividades físicas, e muitas optam por exercícios mais simples, como a corrida, a caminhada ou andar de bicicleta. Mas, qual dessas atividades é melhor?

Na verdade, não existe um melhor que o outro. Todos têm suas vantagens e desvantagens, sendo que a escolha vai depender do estilo de vida da pessoa. Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, fizeram uma comparação que pode ajudar na escolha. Veja os resultados:

Caminhada

Caminhar é a atividade que menos exige esforço do organismo, fazendo com que o corpo se canse menos. Contudo, dependendo da distância que se percorre, a caminhada pode oferecer menos benefícios que os outros exercícios. Pesquisas mostram que caminhadas diárias de 30 minutos ajudam a reduzir o risco de várias doenças crônicas. Além disso, ela funciona como uma atividade de entrada, pois melhora a circulação sanguínea e coloca os músculos em movimento. Para quem não tem onde caminhar ao ar livre, a esteira é uma ótima opção.

Ciclismo

Andar de bicicleta é uma atividade que, como a caminhada, não exige muito esforço do corpo, mas requer alguns cuidados. Segundo os pesquisadores da Universidade de Missouri, os ciclistas geralmente apresentam mais sinais de osteopenia (ossos com baixa densidade, o que pode levar à osteoporose) do que os praticantes da caminhada ou da corrida.

Como nessa atividade o quadril e os músculos as pernas são utilizados com maior frequência que os outros, é indicado que o esse seja complementado com exercícios de fortalecimento muscular (musculação). Utilizar bicicletas estacionárias (as famosas bicicletas ergométricas das academias) é uma alternativa para quem deseja fugir do trânsito, vento e variações nas condições climáticas.

Corrida

Das três atividades compradas pelos pesquisadores, a corrida é a mais difícil para o corpo, especialmente para os joelhos. Mas, é também a que oferece mais benefícios. O ideal para quem deseja correr é começar pela caminhada, tornando-a cada vez mais rápida até se conseguir correr. Os especialistas recomendam, também, que se alterne a velocidade da corrida em trechos mais rápidos e mais lentos. Assim como ocorre na caminhada, a corrida pode ser feita em uma esteira.

1 comment

  1. José Eustáquio Duque Pinto

    Gostei muito das orientações. Antes da cirurgia cardiovascular de 4 pontes safenas e uma mamária, eu fazia musculação, bicicleta ergométrica e simulador de caminhada. Pois tenho o tendão do calcanhar do pé direito dolorido devido ao rompimento parcial do mesmo, e isso me dificultava caminhar muito ou corre.
    Porém depois da cirurgia não fiz mais musculação. Faço o simulador de caminhada e a bicicleta. Embora o médico da equipe cirurgica disse-me que eu podria.
    Faço muito pouco essas atividades. O que me falta, é ânimo p/ continuar, pois eu preciso talvez mais agora do que antes.

    Grato
    Eustáquio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>