Nova tecnologia traz membros protéticos controlados pelo cérebro

Comentar

Tecnologia

A ficção científica está cada vez mais próxima da realidade. Um cientista brasileiro desenvolveu na Universidade Duke (EUA) uma tecnologia que permite que pessoas com membros paralisados ganhem sensibilidade novamente através de membros protéticos controlados pelo cérebro.

O método foi somente testado em macacos, mas já mostrou bons resultados. O braço consegue se mover como um braço real e é controlado através de eletrodos implantados no cérebro.  “Eu gosto de dizer que nós liberamos o cérebro dos limites físicos do corpo do macaco. Ele consegue se mover e sentir usando apenas o cérebro”, afirma Miguel Nicolelis.

Testes em humanos acontecerão daqui a um ano. O objetivo é que a tecnologia esteja completamente desenvolvida até a Copa do Mundo no Brasil. “Nós achamos que nós podemos fazer isso nos próximos três anos, mais ou menos. Nós estamos esperando que um adolescente que era quadriplégico até então será capaz de entrar no jogo de abertura e dar o chute inicial da Copa do Mundo“, completa Miguel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>