Não existe planta milagrosa para emagrecimento

3 Comentários

Comportamento Dieta Nutrição

Chá de hibisco, de carqueja, verde, vermelho, branco… são infinitas as plantas vendidas sob a promessa de emagrecimento. Algumas são tidas como milagrosas, mas, segundo pesquisadores, não existe nenhuma que garanta o emagrecimento 100% eficaz.

Sérgio Tinoco Panizza, coordenador da Comissão de Fitoterapia do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, diz que os chamados fitoterápicos (produtos feitos a partir da plantas medicinais e consumidos como medicamentos) podem trazer efeitos colaterais, ao contrário do que muitos pensam.

O farmacêutico explica que o que funciona para uma pessoa não vai, necessariamente, funcionar para que a outra perca peso. Segundo Panizza, o ideal é que se descubra a causa da obesidade para então tratá-la.  “Não existe um produto milagroso que todo mundo possa tomar”, diz. “A clínica médica tem que individualizar mais o paciente”, sugere.

3 comments

    1. Ana Cláudia Xavier

      Oi Jander, nós aqui do Boa Saúde não podemos dar conselhos pessoais, mas o ideal é que você procure um médico. Ele vai poder te orientar quanto a um programa de exercícios e uma dieta adequada para o emagrecimento.

  1. gilberto

    Claro que não existe milagre, nem medicamentos, nem neurose de “calorias”. O bom senso deve imperar, mas os chás são muito importantes por diversas funções como auxiliares da digestão, termogênicos, laxativos, etc… Tudo o que ele disse se aplica também aos remédios químicos farmacêuticos, mas não se fala nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>