Mulheres evitam mamografia por medo de descobrir câncer

Comentar

Comportamento Saúde da mulher

A mamografia é um exame fundamental para garantir a boa saúde da mulher, sendo que a recomendação médica é a realização anual do exame a partir dos 40 anos. Contudo, muitas mulheres evitam fazê-la por medo de descobrir o câncer de mama.

Os médicos alertam para o perigo de se evitar exame, pois isso pode permitir a evolução silenciosa da doença. Quando detectado precocemente, as chances de cura do câncer de mama são de 95%. No entanto, se o tumor for detectado em estágio avançado, as chances de cura diminuem significativamente, além do risco de metástase (infecção de outros órgãos pelas células cancerígenas) aumentar.

Mulheres que pertencem ao grupo de risco (histórico familiar da doença, herança genética, exposição à radiação na região torácica na infância e adolescência, e obesas) devem iniciar as mamografias aos 30 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>