Muitos pacientes com psoríase procuram tratamentos alternativos

Comment

Medicina

A psoríase é uma doença autoimune caracterizada por manchas escamosas vermelhas na pele. Está associada a outros problemas graves de saúde, incluindo diabetes, doenças cardíacas e depressão. Os tratamentos convencionais variam de pomadas tópicas para terapia de luz ultravioleta para medicação. Agora, estudo da USA National Psoriasis Foundation, nos Estados Unidos, mostrou que muitos norte-americanos com psoríase crônica usam terapias complementares ou alternativas para tratar seus sintomas.

Os pacientes geralmente começam a usar medicina complementar ou alternativa quando os tratamentos tradicionais não ajudam ou causam efeitos colaterais indesejados. Os pesquisadores explicam que os pacientes recorrem a esses tratamentos porque o que foi prescrito inicialmente não está funcionando para eles, mas ressaltam que os pacientes podem não entender completamente quais produtos funcionarão melhor para eles.

A pesquisa descobriu que alguns entrevistados recorreram a terapias que não se mostraram eficazes ou que não foram estudadas para o tratamento da psoríase. Por exemplo, os pacientes frequentemente relataram o uso de vitaminas D e B12, embora não haja provas de que sejam eficazes contra a doença.

Enquanto isso, o indigo naturalis – um extrato vegetal amplamente utilizado na medicina tradicional chinesa e reconhecido como uma terapia para várias condições inflamatórias – tem se mostrado eficaz, mas não foi relatado pelos pacientes na pesquisa. Os tratamentos no Mar Morto foram comumente relatados pelos pacientes e demonstraram ser benéficos.

Outro agravante encontrado foi que além de fazerem uso dessas terapias, os pacientes tendem a recomendá-las a outros pacientes na mesma situação.

Fonte: Journal of the American Academy of Dermatology. 28 de junho 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *