Metade dos cânceres de mama diagnosticados pelo SUS estão em estágio avançado

1 Reply

Saúde da mulher

Uma02jun00 das principais causas de morte entre as brasileiras, o câncer de mama é o tema do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem por objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Contudo, no Sistema Único de Saúde (SUS), quase 50% das pacientes são diagnosticadas em estágio avançado, o que diminui as chances de sucesso do tratamento.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, por ano, são esperados cerca de 57 mil novos diagnósticos de câncer de mama no Brasil. No país, a taxa de mortalidade pela doença chegam a 13 mil mulheres/ano.

Atualmente, aproximadamente 250 mil mulheres vivem com câncer de mama avançado no mundo. Quando diagnosticadas em estágio inicial, as mulheres podem ser facilmente tratadas e curadas, mas quando o câncer progride para o estágio avançado, também conhecido como metastático, o tratamento deve se prolongar até o fim de suas vidas.

Estima-se que 20% dos cânceres de mama são hereditários, sendo mais frequentes a partir dos 50 anos de idade. Nos estágios 1 e 2 da doença as chances de cura chegam a 80%, enquanto no estágio 3 gira em torno de 40%. A mamografia ainda é o melhor exame para detectar o câncer de mama, podendo ser associado a outros, como ultrassonografia e ressonância nuclear magnética.

Fonte: Press Release, S2 Publicon, 07 de outubro de 2015

1 comment

  1. Sandra Vieira de Queiroz

    Boa tarde
    Sou profissional da saúde e acompanho essa triste realidade onde infelizmente a BUROCRACIA muitas vezes apadrinhada as politicagens e jogo de poder causa entrave na agilidade do diagnostico e tratamento do câncer de mama causando sofrimentos e mortes….
    Isso e inadmissível nos tempos de hoje onde se fala tanto em evolução e progresso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *