Intervalos ajudam no processo de aprendizagem

Comentar

Bem estar Comportamento Saúde da família

Na reta final para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, muitos estudantes buscam alternativas que ajudem a melhorar sua absorção de conteúdos.  No entanto, contrariando aqueles que estudam até a exaustão, a ciência sugere que a melhor estratégia para potencializar o processo de aprendizagem é manter os intervalos de descanso entre as matérias.

De acordo com pesquisadores japoneses do Instituto RIKEN, nosso mecanismo neurológico de fixação de conteúdos precisa do chamado “efeito de espaçamento”.Segundo eles, esse efeito está ligado ao processo de consolidação da memória, no qual as memórias de curto prazo são estabilizadas e transformadas em memórias de longo prazo.Outras dicas que podem garantir uma boa prova:

– Na reta final, concentre-se no que já aprendeu e diminua seu ritmo. O estresse e cansaço acumulados podem prejudicar o raciocínio;

– Desapego e moderação. Se você não consegue ficar sem seu celular, lembre-se  que o uso contínuo do aparelho pode comprometer seu rendimento, além de contribuir para o  aumento da ansiedade.

– Cuide da saúde do seu sono, durma na hora certa. Além do intervalo correto de sono (8 horas), garanta a disciplina de seu horário para descanso.

– Cuide de sua a alimentação. Corpo são, mente sã. Atenção para uma dieta equilibrada que garanta energia para seu corpo.

– Não descuide dos exercícios físicos. Praticar atividades também ajuda a liberar o excesso de energia e melhora a concentração da atenção. Se estiver muito estressado, escolha atividades mais divertidas.

Fonte: Boa Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>