Humanos infectados por parasitas de gatos correm mais riscos de cometer suicídio

Comentar

Saúde da família

O parasita Toxoplasma gondii é um protozoário que normalmente infecta gatos, mas que, podendo se alojar em qualquer animal de sangue quente, pode acabar infectando humanos.

Um novo estudo mostra que pessoas que carregam o parasita correm maiores riscos de tentarem o suicídio do que pessoas não infectadas. Existem estudos que ligam o Toxoplasma gondii a diversas doenças mentais e problemas cerebrais, como a esquizofrenia, neurose e câncer de cérebro. Porém, pesquisadores não sabem dizer se o parasita contribuiria algo para essas condições ou seria um efeito colateral, já que pacientes mentais frequentemente têm dificuldades de manterem boas condições de higiene, aumentando riscos de infecção.

As pessoas podem se contaminar através de fezes de gatos ou ao comerem alimentos mal cozidos ou sujos. O parasita se aloja nos tecidos do cérebro e músculos, onde fica protegido do sistema imunológico por cistos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>