Hormônios femininos podem alterar sintomas da asma

Comment

Saúde da mulher

destaque_asma-mascaraDe acordo com estudo publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology, pode haver uma ligação entre asma nas mulheres e mudanças nos níveis de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona. Isso poderia ajudar a explicar por que a asma é mais comum nos meninos durante a infância, mas é mais frequente nas mulheres após a puberdade.

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, analisaram mais de 50 estudos que envolveram mais de 500.000 mulheres desde a puberdade até os 75 anos. Os resultados mostraram que menstruar antes dos 11 anos e ter um ciclo irregular podem ser associados a maior risco de asma.

O estudo não demonstrou que os hormônios femininos aumentam o risco de asma, mas evidenciou uma associação. O estudo mostrou, também, que as mulheres tinham maior risco de asma no início da menopausa do que antes da menopausa.

Os pesquisadores esclarecem que os sintomas da asma e de alergias podem ser afetados por alterações hormonais, especialmente a puberdade e a menopausa nas mulheres. Com esses resultados os pesquisadores pretendem, agora, realizar novos estudos para esclarecer o papel de anticoncepcionais e da terapia de reposição hormonal nos sintomas da asma e da alergia.

Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology, DOI: 10.1016/j.jaci.2017.11.034.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *