Homens se tornam mais sociáveis quando estressados

Comentar

Saúde do homem

A literatura médica mostra que quando estressados, os homens tendem a ficar mais agressivos e as mulheres procuram apoio nos seus laços sociais. Mas de acordo com uma nova pesquisa, os estereótipos de gênero nem sempre seguem essa regra.

De acordo com a pesquisa, desenvolvida na Universidade de Freiburg, na Alemanha, homens também podem recorrer ao convívio social para lidar com o estresse. Quando estão nessa situação, eles têm maiores probabilidades de confiarem em outras pessoas, agirem de forma confiável e dividirem seus recursos.

“De estudos anteriores no nosso laboratório, nós já sabíamos que o contato social positivo com um indivíduo confiável antes de uma situação estressante reduz a resposta de estresse”, explica o pesquisador Markus Heinrichs. “Aparentemente, essa estratégia de (lidar com a situação) está ancorada tão fortemente que as pessoas podem também mudar suas respostas ao estresse durante ou imediatamente após o estresse através do comportamento social positivo”, completa.

A pesquisa foi publicada no periódico Psychological Science.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>