Homens alcoolizados são responsáveis por 92% dos acidentes de trânsito

Comment

Comportamento

beerPesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP), aponta que 92% dos acidentes ocorridos no trânsito que têm relação com o consumo de bebidas alcoólicas são causados por homens. Desses, 79,3% são de baixa renda e 52,4% de baixa escolaridade.

O estudo coletou dados no Hospital Público Universitário de Uberlândia, em Minas Gerais, e entrevistou 279 vítimas de acidentes de trânsito internadas na instituição, entre abril e novembro de 2013. Sessenta e três haviam consumido álcool antes do acidente.

Entre as vitimas havia predominância de homens, 82,4% com idade média de 34 anos, e ensino médio completo. A maioria dos acidentes que envolveram consumo de álcool era com motociclistas (74,9%) e a bebida mais comumente consumida foi a cerveja (88,9%).

Para os pesquisadores, os resultados refletem a cultura brasileira, na qual os homens apresentam, geralmente, um comportamento mais arriscado no trânsito além de consumirem mais álcool que as mulheres.

Fonte: Agência USP de Notícias, 15 de abril de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *