Gorduras saudáveis podem ajudar a prevenir e controlar o diabetes tipo 2

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Saúde da família

fibrasAlimentos ricos em gorduras saudáveis, como nozes, sementes e óleos vegetais, podem ajudar na prevenção e controle do diabetes tipo 2, sugere pesquisa da Universidade Tufts, em Boston. Contudo, para que os benefícios sejam alcançados, é necessário limitar o consumo de gorduras animais e carboidratos refinados.

Os pesquisadores analisaram os resultados de 102 estudos, que incluíram 4.660 adultos, para avaliar como os diferentes tipos de gordura e hidratos de carbono na dieta afetam fatores de risco para diabetes tipo 2.

Foram oferecidos aos participantes refeições com diferentes quantidades de gorduras e hidratos de carbono saturados, monoinsaturados e poli-insaturados. Os pesquisadores, então, avaliaram os efeitos dessas diferenças alimentares através de medidas de saúde metabólica, incluindo açúcar no sangue e níveis de insulina, bem como a sensibilidade de produção dessa substância.

Publicados na PLoS Medicine, os resultados mostraram que uma dieta rica em gordura monoinsaturada ou poli-insaturada, em vez de refeições ricas em carboidratos ou gorduras saturadas, melhoraram controle de açúcar no sangue.

Estudos anteriores estimaram que cada queda de 0,1% em HbA1C (um indicador de controle de açúcar no sangue a longo prazo) pode reduzir a incidência de diabetes tipo 2 em 22% e doenças cardíacas 6,8%.

Fonte: PLoS Medicine, 19 de julho de 2016

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