Fumar enfraquece os ossos

Comentar

Bem estar Comportamento Saúde da família

O cigarro é responsável por 200 mil mortes anuais no Brasil e cinco milhões no mundo. Além de problemas respiratórios e alguns tipos de câncer, o cigarro ainda danifica os ossos.

Pesquisadores chineses e norte-americanos conseguiram identificar as rotas moleculares que fazem com que o cigarro enfraqueça os ossos. Segundo a pesquisa, o cigarro faz com que os fumantes produzam quantidades excessivas de duas proteínas que disparam um processo natural do corpo que enfraquece os ossos.

Através de análises das atividades genéticas em células de medulas ósseas de fumantes e não-fumantes, os pesquisadores descobriam que quem fuma apresentara uma superprodução de proteínas que promovem a produção de osteoclastos, enormes células que reabsorvem os tecidos ósseos – ao contrário dos osteoblastos, que cuidam da “construção” dos ossos. Com isso, seus ossos ficam mais fracos com o passar dos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>