Exercícios físicos podem reduzir o risco de recorrência de câncer de mama

Comentar

Saúde da mulher

destaque_corridaPesquisa realizada pela University of Southern California mostrou que a prática de exercícios físicos por pacientes que sobreviveram ao câncer de mama pode ajudar a reduzir o risco de reincidência de tumores. Além disso, atividade física frequente pode, também, diminuir o risco de doenças cardíacas e diabetes.

Publicado no Journal of Clinical Oncology, o estudo envolveu 100 sobreviventes de cancer que mama que receberam tratamento contra o tumor menos de seis meses antes de aderirem ao esudo. Quase metade dos participantes eram obesos e 77% desenvolveram síndrome metabólica.

As mulheres foram atribuídas aleatoriamente a um grupo controle (que não praticou atividade física) ou a um grupo que realizou três sessões individuais de exercícios semanais por quatro meses. O programa de exercícios incluiu treinamento de resistência com pesos, bem como exercícios aeróbicos de intensidade moderada. Ao final dos quatro meses, as taxas de síndrome metabólica eram de 80% no grupo não-exercício, mas caíram para 15% no grupo de exercícios.

A prática de exercícios fez com que as mulheres perdessem gordura, ganharsse músculos e reduzissem o risco de doenças cardíacas. Além disso, os níveis de pressão arterial caíram 10% e os níveis sanguíneos colesterol HDL (bom colesterol) aumentaram 50%.

Fonte: Journal of Clinical Oncology, 22 de janeiro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>