Exercícios com peso ajudam na manutenção de massa muscular em idosos

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Saúde da mulher Saúde do homem

destaque_academiaEstudo realizado na Wake Forest University, nos Estados Unidos, mostrou que idosos que desejam perder peso devem praticar exercícios com pesos. De acordo com os resultados do estudo, a combinação de dieta equilibrada com exercícios de resistência ajudou na perda de gordura corporal e preservação de massa muscular magra.

O excesso de peso contribui significativamente para a fragilidade e a incapacidade na velhice, mas há preocupação de que a dieta sozinha possa fazer com que idosos percam massa muscular, que é fundamental para manter sua mobilidade e independência.

Para o estudo, 249 pessoas, com idade média de 67 anos, foram distribuídos aleatoriamente tem três grupos que tinham como objetivo a perda de peso. Todos os grupos fizeram uma dieta, mas o segundo e terceiro grupos também foram convidados a exercitar quatro dias por semana. O segundo grupo fez exercícios com pesos (treino de resistência), enquanto o terceiro praticaram caminhadas (atividade aeróbica).

Após 18 meses, os participantes do grupo de treinamento de resistência perderam, em média, 7,7 quilos; os do grupo de atividade aeróbica perderam 6,8 quilos; e os do grupo que seguiu apenas a dieta, perderam 4,5 quilos. O grupo que treinou com pesos teve menor perda de massa muscular, 0,77 quilo, contra 1,45 quilo no grupo que fez atividade aeróbica e 0,99 quilo no grupo que fez apenas dieta.

As descobertas foram publicadas na edição de novembro da revista Obesity.

Fonte: Obesity, November 2017.

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