Estresse causa danos ao DNA

Comentar

Comportamento

A comunidade científica já sabia que o estresse crônico causava danos ao DNA, mas não conheciam os motivos disso. Agora, pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, descobriram um mecanismo que ajuda a explicar a resposta ao estresse, em termos de danos ao DNA.

O estudo foi realizado com camundongos que receberam infusões com um composto similar à adrenalina, que funciona através de um receptor chamado de receptor adrenérgico beta. A partir desse, os cientistas descobriram que este modelo de estresse crônico aciona rotas biológicas que finalmente resultam no acúmulo de danos ao DNA.

“Isso pode nos dar uma explicação plausível de como o estresse crônico pode levar a uma variedade de condições e distúrbios humanos, que vão desde alterações meramente cosméticas, como cabelos grisalhos, até doenças graves potencialmente fatais,” diz Robert J. Lefkowitz, autor da pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>