Estresse aumenta o risco de desenvolver doenças autoimunes | Blog de Boa Saúde

Estresse aumenta o risco de desenvolver doenças autoimunes

Comentar

Comportamento

destaque_stressAs doenças autoimunes não têm uma causa clara, mas estudos mostram que elas tendem a acontecer em famílias, e, em maior grau, em mulheres, particularmente as negras. Estudo realizado pela University of Iceland, na Islândia mostrou que pessoas que sofrem algum trauma ou estresse intenso têm maiores chances de desenvolverem doenças autoimunes.

No estudo, os pesquisadores analisaram mais de 106.000 pacientes na Suécia diagnosticados com transtornos de estresse: como transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), reação aguda ao estresse, transtorno de adaptação e outras reações de estresse, de 1981 a 2013. Esses pacientes foram comparados com irmãos e pessoas na população em geral não sofrem de distúrbios relacionados ao estresse (mais de 1 milhão de pessoas). Os resultados mostraram que o estresse foi relacionado a um risco 36% maior de desenvolver 41 doenças autoimunes incluindo artrite reumatoide, psoríase, doença celíaca e doença de Crohn.

 De acordo com os pesquisadores, pacientes que sofrem com reações emocionais graves tendem a não procurar tratamento médico, o que prejudica o sistema imunológico e agrava o declínio da saúde. O sistema imunológico protege o organismo contra doenças e infecções. Mas as doenças autoimunes transformam essa proteção natural como uma infecção, fazendo o corpo agir contra si mesmo, atacando as células saudáveis.

Fonte: Journal of the American Medical Association, 19 de junho de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>