Envelhecimento de apenas um neurônio pode afetar todo o cérebro

Comentar

Check-up

De acordo com um novo estudo desenvolvido na Inglaterra, uma célula do cérebro que envelhece pode afetar diversas das suas vizinhas. Os pesquisadores descobriram que neurônios envelhecendo em cérebros de ratos produzem substâncias que podem promover inflamação e alterações de DNA, prejudicando outras células da região.

Esse fenômeno também ocorre entre células da pele, mas antes se pensava que os neurônios envelheciam de forma diferente. “Esse estudo fornece um novo conceito de como dano pode se espalhar desde a primeira área afetada do cérebro até o cérebro inteiro”, explica o pesquisador Thomas von Zglinicki. “Nós agora precisamos descobrir se os mesmos mecanismos que nós detectamos nos cérebros de ratos também estão associados ao envelhecimento cerebral e a perda cognitiva em humanos”, completa o pesquisador.

A pesquisa foi desenvolvida na Newcastle University, no Reino Unido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>