Envelhecer traz sabedoria?

Comentar

Bem estar Comportamento

Dizem que a sabedoria vem com a idade, mas, isso será verdade? Ao que tudo indica, ficamos mais sábios com o passar dos anos, mas não é necessário esperar tanto tempo assim. Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, defendem que o ritmo e a intensidade com que a sabedoria vem depende da cultura ou dos valores sociais nos quais a pessoa está imersa.

Os pesquisadores explicam que, de acordo com a literatura médica, ter sabedoria está intrinsecamente ligado à capacidade que alguém tem de resolver conflitos. Comparando a forma como norte-americanos (mais afeitos ao individualismo e que tentam resolver conflitos através da persuasão ou do convencimento do outro) com os japoneses (que primam pela coesão social e optam pela mediação de outra pessoa), os cientistas levantaram a hipótese de que os nipônicos são mais sábios porque aprendem mais cedo os valores de valorização da harmonia social, que é um dos indícios de sabedoria.

Os experimentos envolveram adultos com idade entre 25 e 75 anos e os resultados mostraram que o indicador de sabedoria sobe rapidamente entre os japoneses a partir da meia idade. Dessa forma, os pesquisadores indicam que para conquistar a sabedoria é preciso lidar com os conflitos desde cedo, assim, não será preciso esperar a maturidade para ficar sábio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>