Em dietas, adoçantes artificiais são melhores que açúcar?

Comentar

Nutrição

destaque_adocante-pacoteAcreditar que uma mudança de açúcar para um adoçante sem calorias pode ajudá-lo a ficar mais saudável e a perder peso, pense novamente. Após muitos anos de pesquisa, ainda há evidências bastante fracas de que os adoçantes não-calóricos poderiam ser benéficos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha, que examinaram dados de 56 estudos envolvendo adultos ou crianças.

Os pesquisadores analisaram uma variedade de resultados de saúde, incluindo peso, açúcar no sangue, saúde bucal, câncer, doenças cardíacas, doenças renais, humor e comportamento.

A maioria dos resultados de saúde não parece ter diferenças entre os grupos expostos e não expostos a adoçantes sem açúcar e a quantidade de adoçante sem açúcar usada também não pareceu importar, concluiu a equipe.

Em crianças, nenhuma diferença foi encontrada no ganho de peso entre aqueles que usaram adoçantes artificiais ou açúcar, mostrou a pesquisa. Também não houve evidência de qualquer efeito de adoçantes artificiais em adultos com sobrepeso ou obesos, ou crianças que estavam ativamente tentando perder peso.

Nos poucos estudos que demonstraram um benefício moderado para a saúde com o uso de adoçantes artificiais não-calóricos, o tamanho da população era muito pequeno ou a duração do ensaio era muito curta para se chegar a conclusões definitivas, observaram os autores da pesquisa.

Fonte: Lenox Hill Hospital, New York City; Jan. 2, 2019, BMJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>