É possível treinar a criatividade?

Comentar

Comportamento

Você e uma pessoa criativa? Gostaria de ser? Pois bem, ao contrário do que a grande maioria das pessoas acredita, a criatividade não é apenas um dom nato, e é sim possível adquiri-la ao longo da vida.

Segundo o Dr. Anthony McCaffrey, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, os momentos de criatividade espontânea, chamados de “momento eureca”, são raros e exigirem a superação de desafios mentais formidáveis. Por isso, é possível prepará-los através de uma técnica de treinamento sistemático.

Chamada de Hipótese das Características Obscuras, a técnica consiste na observação de uma característica incomum, obscura e que quase ninguém presta atenção, e no posterior desenvolvimento de uma solução com base nessa.

De acordo com McCaffrey, essa é uma abordagem passo-a-passo para “superar os obstáculos cognitivos à invenção”. O cientista acredita que a técnica de treinamento terá uma utilidade especial para engenheiros, sempre às voltas com a necessidade de resolver problemas práticos e criar novas soluções para problemas velhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>