Discutir o peso do filho com o médico requer cuidados

1 Comentário

Nutrição Saúde do bebe e da criança

Discutir o peso do seu filho com um médico pode ser bastante desconfortável. Levar cartões para o consultório, com tópicos a serem discutidos sobre o tema pode ser uma forma de começar a conversa e deixar a ocasião menos incômoda.

Pesquisadores da Universidade de Alberta (Canadá) desenvolveram um estudo com diversos profissionais da área e pais de crianças com problemas de peso, descobrindo que os pais não estão aptos a lidarem com a situação, se ofendendo com o termo ‘obeso’ ou com médicos que determinavam objetivos a serem obtidos pelas crianças sem consultarem os pais. Os médicos também podem cometer erros, parecendo ansiosos demais ou não dando espaço à família no momento de tomar decisões.

Problemas assim podem afetar o tratamento de forma negativa, fazendo com que os pais se envolvam menos no processo e tenham mais chances de não seguirem os conselhos médicos ou irem às consultas de retorno. Portanto, é preciso que médicos e pais se esforcem, colocando a saúde da criança e o seu bem estar em primeiro lugar.

1 comment

  1. Alan Martins

    Este é um assunto que muita vezes não é tratado tão a sério. A nossa sociedade (cruel por sinal), sempre fez chacotas com pessoas acima do peso ideal. Já os pais não dão tanta importância assim quando elas são crianças, pois acham que quando crescerem eles mesmos vão controlar o seu peso.

    Precisa-se educar a criança quanto a sua alimentação assim como em qualquer outra área, como caráter, ética e etc. Se a criança desde cedo aprender que é importante se alimentar bem, ela provavelmente vai crescer com mais saúde.

    E um erro cometido tanto por médico quanto por pais são achar que o paciente/filho não se incomoda com aquela situação de se dizer que ele precisa perder peso, que ele tá muito gordo, etc. Isso mexe com o psicológico da criança, por isso deve-se tomar cuidado para instruí-los de uma forma mais responsável e isso deve partir principalmente do médico, já que é um profissional treinado para lhe dar com a situação e aí então instruir os pais a lhe darem melhor com a situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>