Dieta rica em cálcio ajuda na prevenção da contaminação por chumbo

Comentar

Saúde da mulher Saúde do homem

destaque_leiteManter uma alimentação rica em leite e derivados ajuda a proteger o organismo da ação de metais pesados, como o chumbo, mostra estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do ABC.

O chumbo é fonte de intoxicação para os humanos, seja por exposições ambientais ou ocupacionais. Ele pode afetar a saúde de diversas formas, causando alterações hematológicas, danos ao sistema nervoso central e periférico, distúrbios intestinais e danos aos rins, coração e sistema endócrino.

O estudo envolveu 237 funcionários de indústrias brasileiras produtoras de baterias automotivas que eram expostos ao chumbo devido ao trabalho. Foram avaliadas as dietas dos trabalhadores e relacionado o consumo de leite e derivados e a influência do chumbo nos indivíduos expostos cronicamente ao metal, bem como estilo de vida e concentrações de chumbo no sangue, plasma e urina.

Os resultados mostraram que a ingestão de leite e derivados está diretamente relacionada a efeito benéfico contra o chumbo, mesmo em casos de exposição crônicas. Indivíduos que consumiam leite e derivados pelo menos três vezes por semana apresentaram menores concentrações médias de chumbo quando comparados com indivíduos com consumo menor. O maior consumo de leites e derivados também foi relacionado a menor concentração de chumbo no plasma, o que indica menor suscetibilidade para causar danos ao sistema biológico.

A ação do cálcio na redução dos níveis de chumbo se dá pela ligação entre os elementos em processos biológicos. Contudo, os pesquisadores ressaltam que apenas a alimentação não é capaz de propteger totalmente a pessoa conta a ação do chumbo, sendo importante a adoção de ações preventivas, principalmente em casos de exposição em ambientes de trabalho.

Fonte: Jornal USP, 17 de julho de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>