Dieta do brasileiro tem elevado teor de sal

Comentar

Nutrição Saúde da família

Os brasileiros estão comendo menos arroz, feijão e hortaliças, e consumindo mais sal e açúcar, diz o Ministério da Saúde. Segundo o órgão, o consumo de carnes gordurosas e alimentos embutidos também apresentou alta.

Déborah Malta, coordenadora do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, do Ministério, diz que o problema dos embutidos está no elevado teor de sal que esses alimentos contêm. No Brasil, o consumo diário de sal é de 12 gramas – mais de duas vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já o açúcar é consumido de forma considerada exagerada por 61,3% da população. A especialista lembra que o sal pode levar a problemas cardiovasculares.

A pesquisa, intitulada Vigitel 2010, mostra que 48,1% dos adultos brasileiros estão acima do peso e 15% estão obesos. O estudo indica ainda que apenas 18,2% das pessoas consomem cinco porções de frutas e hortaliças por cinco dias ou mais por semana; 34% consomem alimentos com elevado teor de gordura e 28% consomem refrigerantes cinco ou mais dias por semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>