Diabéticos devem  ficar atentos à vacinação

Comentar

Diabetes

destaque_injecaoDe acordo com orientação da American Association of Diabetes Educators, portadores de diabetes devem ficar atentos ao calendário de vacinação e tomar todas as vacinas recomendadas. Isso porque o diabetes reduz a capacidade do sistema imunológico de combater certas infecções, aumentando o risco de complicações graves de doenças contra as quais as vacinas protegem – incluindo gripe, pneumonia, hepatite B, tétano e herpes zoster.

A American Association of Diabetes Educators recomenda as seguintes vacinas aos diabéticos:

  • A vacina contra a gripe é a melhor proteção contra a gripe sazonal. Para alguém com diabetes, complicações de saúde da gripe podem incluir aumento dos níveis de açúcar no sangue, pneumonia, bronquite, sinusite e infecções de ouvido.
  • A vacina Tdap protege contra três doenças graves causadas por bactérias: tétano, difteria e coqueluche (tosse convulsa). Você deve receber a vacina Tdap a cada 10 anos.
  • A vacina contra zoster reduz o risco de desenvolvimento do chamado “cobreiro” e da neuralgia pós-herpética, doenças graves para pessoas não vacinadas à medida que envelhecem. Pessoas com 50 anos ou mais, deveria tomar a vacina contra o zoster.
  • O diabetes aumenta o risco de morte por infecções pneumocócicas, que podem incluir infecções dos pulmões, sangue, ouvido e revestimento do cérebro e da medula espinhal. As pessoas com diabetes devem receber a vacina pneumocócica uma vez antes dos 65 anos e mais duas depois.
  • A hepatite B pode ser transmitida através de medidores de glicose no sangue compartilhados, dispositivos de dedo e outros equipamentos de tratamento de diabetes; por isso é essencial que pessoas com diabetes sejam vacinadas contra a hepatite B. A vacina é recomendada para pessoas com menos de 60 anos; consulte seu médico sobre a vacina.

 Fonte: American Association of Diabetes Educators.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>