Dia Mundial da Saúde 2018: “Saúde para todos” | Blog de Boa Saúde

Dia Mundial da Saúde 2018: “Saúde para todos”

Comentar

Comportamento

destaque_coracao-saudeO Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril, foi criado em 1950 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como objetivo garantir melhores níveis de saúde para pessoas em todo mundo, através da divulgação de temas de saúde de interesse da sociedade, estimulando ações que melhorem a qualidade de vida geral. Em 2018 o tema escolhido para a data é “Saúde para todos”.

O tema foi escolhido considerando dados alarmantes da OMS e do Banco Mundial que mostra que metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde. Além disso, cerca de 800 milhões de pessoas gastam cerca de 10% do seu rendimento mensal com saúde (incluindo medicamentos, tratamentos, consultas e planos de saúde privado) e cerca de 100 milhões de pessoas gastam praticamente toda a renda para tratar alguma enfermidade.

Um dos objetivos da OMS para os próximos anos é estimular os países a investirem no acesso universal de saúde, expandindo o acesso à saúde até 2030. O acesso universal à saúde consiste em um programa gratuito de saúde, a exemplo do Sistema Único da Saúde (SUS) no Brasil. Alguns países, como Reino Unido, Canadá e Holanda têm programas similares. Já outros, como África do Sul e Estados Unidos, não existem esses programas, sendo o acesso à saúde majoritariamente privado.

A OMS considera como saúde “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”, por isso, os temas escolhidos para o Dia Mundial da Saúde abordam não só enfermidades, mas tudo que pode refletir na melhoria da saúde, como os impactos da urbanização sobre a saúde (2010), cuidados para ser produtivo na velhice (2012), alimentos seguros (2015) e depressão (2017).

Fonte: World Health Organization. World Health Day – 7 April 2018

Confira o especial Dia Mundial da Saúde feito por Boa Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>