Corpo maçã ou corpo pera: qual é mais saudável?

1 Reply

Nutrição Saúde da família Saúde da mulher Saúde do homem

Pessoas com sobrepeso ou obesidade são classificadas por especialistas em duas categorias de acordo com o formato de seus corpos: maçã ou pera. As pessoas classificadas no grupo pera têm gordura mais concentrada nas nádegas, quadris e coxas, enquanto naquelas classificadas no grupo maçã, a gordura concentra-se no abdômen.

Por anos acreditou-se que o corpo em formato de maçã aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, enquanto que o formato pera tivesse efeito protetor contra essas doenças. Contudo, estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que os presumidos efeitos protetores de ter um corpo em formato de pera são um mito.

O estudo mostrou que a gordura armazenada nas nádegas produz níveis anormais de proteínas que podem causar inflamações e resistência à insulina. Além disso, essa gordura está associada a menores níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL), conhecidas como “bom colesterol”, pressão alta e elevados níveis de triglicérides.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *