Consumo de bebidas dietéticas aumenta o risco de AVC em mulheres na menopausa

Comentar

Saúde da mulher

destaque_refrigeranteMulheres com idade entre 50 e 79 anos que estejam na menopausa e consumam bebidas dietéticas têm maior risco de acidente vascular cerebral (AVC), mostra estudo do Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, mulheres pós-menopáusicas que bebem regularmente bebidas diets têm 31% mais probabilidade de ter um derrame causado por um coágulo. Essas mulheres também são 29% mais propensas a desenvolver doenças cardíacas e 16% mais propensas a morrer por outras causas.

De acordo com os pesquisadores, muitas pessoas, especialmente aquelas com sobrepeso ou obesidade, optam por bebidas dietéticas para cortar calorias na dieta. Tanto este estudo como outros estudos observacionais que bebidas adoçadas artificialmente podem não ser inofensivas e o alto consumo está associado a um risco maior de acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

O estudo não fornece evidências suficientes para distinguir entre os efeitos de diferentes adoçantes de baixa caloria na saúde do coração e do cérebro, uma vez que não foi possível saber especificamente quais tipos de bebidas adoçadas artificialmente eram consumidas e qual a composição dessas. Contudo, os pesquisadores destacam e o estudo contribui para a evidência de que limitar o uso de bebidas dietéticas é a coisa mais prudente saúde.

Bebidas dietéticas incluem refrigerantes de baixa caloria, refrigerantes artificiais, chás e sucos de frutas. A American Heart Association repetiu este conselho para as crianças, dizendo que as crianças devem optar por água em vez de bebidas dietéticas.

Fonte: Albert Einstein College of Medicine, 20 de fevereiro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>