Consumo de bebida alcoólica aumenta o risco de câncer de próstata

Comment

Saúde do homem

destaque_jovens-bebidaO câncer de próstata o sexto tipo mais comum e representa cerca de 10% do total de cânceres, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde. No Brasil, o INCA – Instituto Nacional do Câncer, cerca de 61.200 novos casos são estimados para 2016. Entre os principais fatores para o desenvolvimento da doença estão fatores genéticos e idade elevada. Agora, estudo realizado por pesquisadores canadenses e australianos acrescentou um novo fator de risco neste rol: o consumo de bebidas alcoólicas.

Análise realizada na University of Victoria, no Canadá, em conjunto com o Alcohol Policy Research Team at Australia’s National Drug Research Institute, mostrou que o risco de câncer de próstata aumenta na mesma proporção que o consumo de álcool.

Analisando 27 estudos, os pesquisadores encontraram uma associação significativa entre o risco de câncer de próstata e o consumo de álcool. De acordo com os resultados, mesmos em níveis baixos, o consumo de álcool está associado a um risco de 8% a 23% maior de câncer de próstata quando comparado a não beber.

O álcool é um fator de risco conhecido para o câncer de mama e pelo menos sete tipos de câncer no sistema digestivo, além de poder aumentar o risco de cânceres de pele e pâncreas.

O estudo foi publicado na revista BMC Cancer.

Fonte: BMC Cancer, 15 de novembro de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *