Consumo de alimentos orgânicos ajuda a reduzir o risco de alguns tipos de câncer

Comentar

Nutrição

destaque_organicosPessoas que consomem alimentos orgânicos têm risco até 25% menor de desenvolver cânceres do que aqueles que consomem menos desses alimentos. É o que mostra estudo do Centro de Pesquisa e Epidemiologia e Estatística da Sorbonne Paris Cité University.

A ingestão de mais alimentos cultivados organicamente foi associada a 34% de redução do risco de câncer de mama na pós-menopausa, 76% de redução de todos os linfomas e 86% de redução do linfoma não-Hodgkin.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 69.000 pessoas que participaram de um estudo francês em andamento sobre as associações entre nutrição e saúde. Todos os participantes preencheram questionários sobre o consumo de produtos orgânicos. Estes incluíam frutas e legumes, laticínios, carne e peixe, ovos, pães e outros alimentos. Eles também preencheram questionários anuais sobre o estado de sua saúde, incluindo casos de câncer, e foram seguidos por 4,5 anos em média.

Os pesquisadores descobriram uma associação entre comer alimentos orgânicos e diminuir o risco de câncer, mesmo depois de levar em conta outros fatores de risco para o câncer. Foram considerados vários fatores que podem estar envolvidos no relacionamento, como fatores sociodemográficos, socioeconômicos e de estilo de vida, bem como histórico familiar de câncer, ou dieta mais saudável em termos de nutrientes e consumo de alimentos. Por esses fatores não modificaram substancialmente os resultados.

Alimentos orgânicos são cultivados sem pesticidas, fertilizantes e outros produtos químicos. Estudos mostraram que as pessoas que comem alimentos orgânicos têm níveis mais baixos de resíduos de pesticidas na urina.

Fonte: JAMA Internal Medicine, 22 de outubro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>