Cientistas conseguem curar paralisia em cobaias

Comentar

Tecnologia

Uma nova esperança para pessoas que sofreram lesão na medula e perderam os movimentos das pernas: neurocientistas do instituto suíço EPFL conseguiram recuperar o movimento de ratos que estavam totalmente paralisados por lesão espinhal.

A técnica consiste no uso de um exoesqueleto associado a um robô e estimulação eletroquímica e começou a surtir efeito nos animais com apenas duas semanas de tratamento. Grégoire Courtine, coordenador da pesquisa, explica que a medula espinhal possui uma espécie de “cérebro” (cérebro espinhal) e que, ativando essa inteligência inata, é possível produzir uma capacidade regenerativa da medula, que se reconstrói socinha pra superar a lesão.

Os cientistas ressaltam que ainda é cedo para saber se a técnica funcionará em humanos, mas o crescimento dos nervos observado nos animais já é suficiente para dar esperança de novas técnicas para tratamento das paralisias por lesão na medula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>