Chefes abusivos prejudicam a vida familiar de seus subordinados

100 Comentários

Saúde da família

Chefes abusivos complicam não apenas a vida profissional, mas também a vida pessoal de empregados. Uma nova pesquisa aponta que trabalhar com uma pessoa que apresenta esse comportamento pode causar tanto estresse a ponto de prejudicar o relacionamento familiar dos colegas.

Supervisores que são rudes, publicamente críticos e que frequentemente ignoram o bem estar de seus subordinados fazem com que seja mais difícil para esses empregados terem interações positivas com colegas de trabalho ou membros da família.

A pesquisadora Dawn Carlson, da Universidade Baylor (EUA), explica que “essas descobertas têm implicações importantes para organizações e seus gerentes. A evidência realça a necessidade de que organizações mandem uma mensagem clara para aqueles em posições de supervisão (alertando que) esses comportamentos hostis e danosos não serão tolerados”.

100 comments

  1. Jud Barb

    Isso deveria ser divulgado amplamente, não aparecer timidamente na página da UOL. Quem sabe assim, acabaria, ou, ao menso amesaria a TIRANIA de muitos chefes.

    1. Eneas Agrello

      Isso é muito comum em pessoas de querem mostrar talento que talves nem teem e não se importam de prejudicar os outros e tambem para serem reconhecidos pelos patroes que não tem humanidade com empregados , isso ja aconteceu comigo que sempre defendi a realidade

    2. Renato

      concordo.
      o problema é que nos lugares com problemas de ego onde passei, os funcionários tinham medo de processar, pois se seu nome cai no mercado como “procesador de empresas”, nunca mais vc arruma emprego. pq as empresas “nunca estão erradas”.

  2. Rafa

    A conclusão desta pesquisa (que não é uma descoberta tão surpreendente) deveria ser sim divulgada em larga escala, e ampliá-la para números (quantos brasileiros vivem nessa situação) e principalmente: o que fazer com este dado, como melhorar a situação…
    Quem convive diariamente com chefia tirana sabe bem que a chegada em casa depois de um dia de trabalho pode não ser tão prazerosa.

  3. Cesar Ribeiro Fernandes

    Tema muito importante pois não só existem chefes com postura e atitudes equivocadas como empresas que ignoram a questão. Há diversos modos das empresas veladamente estimularem a tirania dos chefes.

  4. claudio

    POR MUITO TEMPO, CERCA DE 6 ANOS TRABALHEI SUBORDINADO A UMA PESSOA ASSIM. MEU CHEFE ERA ARROGANTE, PREPOTENTE, DESCONFIADO, MAL EDUCADO, E SEM NENHUM CONHECIMENTO DO MEU TRABALHO DUVIDAVA DE TUDO OQUE EU FAZIA. O MEU RELACIONAMENTO DENTRO DE CASA E NA RUA FOI ABALADO, POIS EU TINHA FILHO E ESPOSA PARA SUSTENTAR E A ÉPOCA NÃO ERA BOA PARA TROCA DE EMPREGO. EU VIVIA EXTRESSADO E MAL HUMORADO. PERDÍ ALGUNS AMIGOS POR ISSO E QUASE FIZ BESTEIRA NA VINHA VIDA.

  5. nilda

    Gostaria que fosse divulgado mais sobre este tema, pois temos que acabar com essa mediucridade de chefes que acham que tem um cargo superiordos a de seus subordinados que podem tratalos como cachorros deveria ter punição para estas pessoas. Todos devem ser tratados com respeitoe na maioria dos casos isso não acontece e quem normalmente é prejudicado é o funcionário que por não aguentar a pressão acaba pedindo demissão.

  6. Raul

    Divulgar isso é uma questão de saúde pública no Brasil, onde algumas pessoas que chegam por motivos errados a chefiar um grupo acreditam erradamente que passam a ser donos de seus subordinados. Nem cachorro merece chefe assim!

  7. nilda

    Gostaria que fosse divulgado mais sobre este tema, pois temos que acabar com essa mediucridade de chefes que acham que tem um cargo superior a de seus subordinados que podem trata-los como cachorros deveria ter punição para estas pessoas. Todos devem ser tratados com respeito e na maioria dos casos isso não acontece e quem normalmente é prejudicado é o funcionário que por não aguentar a pressão acaba pedindo demissão.

  8. Licinio

    É verdade e acontece com muita frequencia, são os chamados chefes toxicos, que realmente levam seus subordinados asurtarem, muitas vezes as empresas são coniventes com essa situação devido a interesses.
    Muitas vezes atitudes dessa natureza levam os colaboradores a sairem da empresas por não suportarem tal situação, que é provocada para que isso aconteça mesmo.

  9. Hélio Lotério

    São as próprias corporações que estimulam a competição (e não a cooperação) entre os funcionários em busca de “resultados” (financeiros). Esse ambiente cria e desenvolve esse tipo de chefe, que na verdade esconde sua insegurança com comportamentos tão agressivos.

  10. Paulo Hernany de Araujo

    Sofri isto na pele durante muitos anos,eram chefes incompetentes,mais que tinham QI elevadissimos,certa época um entrou pela porta dos fundos e precisava de umas palavras sobre o que ela iria gerenciar na empresa,sobrou para mim até uma transferencia de cidade.

  11. rod

    Acostumem, isso é o sistema capitalista. O lado humano é esquecido, provavelmente seu chefe “tirano” é outra ferramente da mais-valia, o chefe “déspota esclarecido” não deixa de ser outro predador do trabalho humano, então, tanto faz o poder hierárquico você sempre será explorado de qualquer forma, a diferença, o “tirano” apresenta para você o lado obscuro da realidade enquanto nosso querido “déspota esclarecido” com todo seu jeito manso e conciliador, utiliza sua máscara para sugar sua energia e seu conhecimento…reflita!

  12. Vagner

    Trabalho em uma empresa, na qual o proprietário exerce todas as funções, ou seja não existe diretor nem coordenador.
    O problema é que ele dificilmente assume os seus erros, e sempre os transfere a algum dos seus subordinados, mesmo esses não tendo nenhum tipo de participação no processo.
    O pior de tudo é que ele fica jogando um funcionário contra o outro e falando mau dos funcionários c/ os clientes e desconhecidos.

  13. José dos Santos Sobrinho

    Então…e o programa “APRENDIZ” estimula exatamente esses “Chefes” tipo MULA não é. Deveriam, ao invés de divulgar e “achar bonito “BANIR” do nosso cenário (televisão pública) esse tipo de gente os ´”energuminos” JUSTUS e DÓRIAS da vida, estão longe de merecer esse tipo de espaço. Um chefe daquele tipo, certamente me levaria para o Hospício ou para Cadeia.

  14. Inocencio Imaculado Santola

    Meu ex-chefe já me prejudicou tanto, que larguei da minha mulher, virei alcoolatra e agora sou um desempregado e esfarapado.

  15. Lu

    Condordo com meu amigo jud,pois fui vítima faz pouco tempo de um chefe idiota desses pedir demissão da empresa porque não aguentava mais,não tive alternativa.

  16. rogério, araçatuba-sp

    ou todos são culpados ou todos estão absolvidos… viva o capitalismo selvagem! proponho: caça às bruxas chefes, queimem-nas nas fogueiras insana da humanidade já!

  17. Zeca

    Esse comportamento infelizmente é a regra nas relaçoes de trabalho de hoje em dia. Esses dias estive assistindo a um programa que supostamente gera “aprendizes”, e a atitude dos gestores numa reuniao de feedback, em rede nacional, era de humilhar os participantes. Tudo bem que era um programa de TV, mas na minha opiniao reflete perfeitamente a busca por resultados nos dias de hoje.

  18. Airton Vieira da Silva

    É na Usiminas isto acontece com frequencia, tem muito funcionario afastado por estress, e quando o funcinario vai ao pronto socorro da Usina em cubatão procurar ajuda é tratado pelos medicos como vagabundo pois lhe aplicam uma injeção de voltarem ou besetasil e mandam o funcionario retornar ao setor sem condições piscologicas e onde ocontecem os acidentes.

  19. Fábio Marques

    Passei por isso, cheguei a abandonar meu carro em uma rodovia, andar 5horas a pé, sem destino, chorando, ate q retomei o equilíbrio e pedi ajuda p a polícia, mas os efeitos disso sinto ate hj.

  20. Renato

    quem já passou por assédio moral nas empresas sabe como isso prejudica a mente.
    a diretora do meu antigo trabalho ficava toda hora trocando as pessoas de lugar para evitar conversas entre os funcionários, éramos vigiados, literalmente, por uma “gerente administrativa”. o pior é que tínhamos um gerente que achava que todos tinham que louva-lo, para suprir sua frustração na família e vida social. tudo isso numa mesma empresa.

  21. Welinton

    Bom dia

    Isso já não é de hoje, pois as pessoas que tem poder se acha um DEUS, mas DEUS é um só e ele não é assim ignorante, é só bença isso tem que ser passado publicamente.

  22. Roberto

    Infelizmente, quem é abusivo não se reconhece assim e a maioria das empresas fecha os olhos para esse tipo de profissional, desde que ele apresente bons resultados, no ponto de vista da empresa.

    Resta aos subordinados o direito à úlcera, o infarto ou o pedido de demissão.

  23. Tonia

    Sinto isso na pele. Tenho uma chefe que não nos vê como seres humanos, mas sim como robôs. POr ela, viveríamos em função exclusiva do trabalho e até mesmo dela enquanto pessoa.

  24. João H. Nascimento

    Olá bom dia falando dos chefes tiranos isso é mais comum do que
    se pensa. os chefes que não tem formação culta nem psicológica, para comandar grupo de pessoas mas tanbem com certeza tem o aval.
    do comandante geral da empresa seja ela qual ramo seja que sabe de tudo mas finge não saber de nada que na verdade o que interessa é lucro mais é equivocado imaginar que pressionando vai
    ter mais produção, para alguns até funciona para outros só atrasa
    e não funciona tenho experiencia própria.

  25. Eliane

    Os chefes, supervisores, gerentes… são as pessoas que detem o “poder”, são eles que influenciam suas equipes. Um chefe tóxico contamina a todos, e somos um só, acabamos levando pra casa as consequencias de um trabalho frustrante.

  26. Claudia Queira

    Em um mundo que se vive atroepelado pela Tecnologia e qualidade de vida comprometida de todas as formas, o que não se precisa é de Tirania. Concordo com Jud Barb, creio que isto devesse ser amplamente divulgado. Não cabe mais nos dias de hoje esta forma de ” administar”.

  27. Ricardo

    O problema é que se esta gerando uma geração de “chefes inseguros” e que ao serem assim, vivem procurando defeitos em seus subordinados. Pessoas que jamais pensaram em comandar e que agora estão com o poder na mão e não querem perder isso por nada. Creio que as empresas devem se cercar de todas as entrevistas de seleção, utilizar psicologos e testes para tentar minimizar este problema.

  28. José Cláudio Cavalcanti

    Infeliz o Chefe Avassalador ao pensar que o seu estilo de comando pode trazer melhor resultado e/ou desempenho de um negócio. Acho que eles deveriam passar por uma avaliação psicológica periodicamente e submetidos a avaliação de seus gestores e especialistas em conduta profissional.
    Trabalhei por dez anos em uma empresa de origem japonesa, sendo que os primeiros sete anos reportava para uma coordenação na região Américas nos Estados Unidos. Nos últimos três anos passei a reportar para um psicopata do trabalho no Brasil ( Um brasileiro )e para a minha surpresa, o demente se revelou o pior executivo que eu conheci em toda a minha vida.

  29. Fabiano

    Infelizmente, algumas empresas estimulam tanto o comportamento tirano quanto o Bulling…A alta produtividade e o retorno vêm em primeiro lugar e alguns chefes são impulsionados e apoiados por sua liderança a agirem de forma a atingir metas e medições limpas…
    À empresa, a importância da vida pessoal do funcionário, seja ela entre outros colaboradores, seja em casa possui importância somente quando o números já estão no azul.

  30. Arnaldo Castro

    Odeio esse tipo de gente, ou melhor odeio trabalho, só querem sugar da gente, agente levanta cedo com um sono da porra pra ser humilhado? que, que isso? por isso trabalho em casa mesmo, como freelance, não devo satisfações a ninguem!!

    Vão se fuder todos os chefes do mundo!!!

  31. joão

    Este comportamento hostil e truculento, causador de danos
    psiquicos no funcionário, tem nome, chama-se “assédio moral”
    está tipificado em nossa legislação, passível de indenização
    por danos morais…

    Não perca tempo, procure o seu advogado… lembre-se que
    o empresário só é sensível em seu bolso…

    Boa sorte… sua saúde vale mais “!

  32. luciene

    O Grande problema é quando o Diretor / Proprietario da empresa tem este comportamento abusivo. Como é que fica? Tive a infeliz experiência de ocupar um cargo de gerência e o grande stress vir de cima, de uma diretoria abusiva. O stress começou a afetar diretamente a minha relação com marido e filhas. Hoje estou em outra empresa num ambiente muito saudavel e vejo o quanto minha vida pessoal estava sendo imensamente prejudicada. Tenho contato ainda com outras pessoas que permanecem na outra empresa, e continuam se queixando do Stress.

  33. Josenil

    Adorei a matéria. Infelizmente esse assunto é um verdadeiro “tabu” pois muitos subordinados tem medo de expressar o que realmente sentem simplesmente por medo de represálias.

  34. Beatriz

    Na empresa em que trabalho abusos são comuns no dia a dia e étratado como algo normal.Não só agora, mas a tempos tenho mim sentido prejudicada na minha relação familiar, com amigos, saúde e colegas de trabalho. O que se perde é muito com esses abusos e infelizmente poucas empresas se dão conta e tentam resolver esse tipo de situação.

  35. cristina

    JA PASSEI POR ISSO, E REALMENTE PREJUDICA, FOI 1 ANO DA MINHA VIDA PASSANDO POR HUMILHAÇÕES, ATÉ MINHA SAÚDE FOI PREJUDICADA, E O PIOR QUE OS DONOS DA EMPRESA APIA DE RIO CLARO, NEM SE IMPORTAVAM COM TD QUE ESTAVA ACONTECENDO. E Q ESSA PESSOA AINDA ESTÁ LA, HUMILHANDO OS OUTROS FUNCIONARIOS.

  36. João rafael

    Os trabalhadores devem valorizar o seu trabalho. Não aceitem tiranias; se teu chefe é um boçal, procure outro lugar pra trabalhar. Caso não encontre emprego, se qualifique, pois quem é bom sempre terá um lugar ao sol.

  37. BIG BOSS

    A relação chefe-empregado existe desde a criação do primeiro emprego, seja formal ou informal. É uma relação humana, antes de mais nada, assim com o o casamento. Sempre haverá um ser predominante sobre um outro dominado, e não necessariamente o chefe como predominante sobre seu empregado. Temos exemplos de lideranças entre equipes, que não o chefe. Ora, pesquisas do tipo, servem apenas para esclarecer o óbvio.

  38. ANAMARA

    A maioria das pessoas que chegam a cargos com supervisão recebem o seguinte recado: “SUA PERFORMANCE SERÁ MEDIDA PELA PRODUÇÃO DOS SEUS SUBORDINADOS, ENTÃO ELES TÊM PRODUZIR, CUSTE O QUE CUSTAR”. Atualmente algumas empresas procuram investir em treinamento para melhorar a maneira como seus supervisores gerem pessoas, mas ainda existem aquelas que visam somente o resultado final, sem verificar as consequências.
    Acompanhei casos em que os subordinados cairam em depressão ou foram parar no hospital vítimas de stress, e somente depois disso que a direção do RH resolveu tomar providência para que o chefe “Atila, o Huno” entendesse que esse era o pior caminho para atingir os seus objetivos.

  39. Th/ld

    Esse reportagem deveria ser aprofundada juntamente com outra que li em um, site que explana sobre o mal humar de cada um dentro da empresa, esta na hora desses chefes fazerem uma reciclagem. Quem sabe melhoram como pessoas e veem que seus subordinados tem uma VIDA para cuidar.

  40. Mara

    Pior de tudo é que chefes com esse perfil ou com outros defeitos não se interessam no aprimoramento do próprio comportamento, se lessem artigos como esse talvez pudessem reavaliar seu estilo de chefia.

  41. Luis

    Muito interessante, mas isso não é novidade. A novidade virá quando empregados perseguidos por pessoas que ocupam cargos de chefia serem punidas ou até mesmo serem destituídas de seus cargos de chefia. Em empresas do governo, esse problema é muito frequente. Há uma grande diferença entre chefe e gestor….

  42. Luis

    Corrigindo … Muito interessante, mas isso não é novidade. A novidade virá quando empregados perseguidos por pessoas que ocupam cargos de chefia puderem ver tais pessoas serem punidas ou até mesmo serem destituídas de seus cargos de chefia. Em empresas do governo, esse problema é muito frequente. Há uma grande diferença entre chefe e gestor….

  43. Erivânio

    Já deveriam ter publicado isso faz tempo, não só os chefes empresas em geral mal gerenciadas e desorganizadas como a atual que eu trabalho. Tenho tido dificuldade para dormir, não consigo deixar as informações na empresa acabo levando para casa, a pressão é muito grande mesmo sem condições de atender o que nos são cobrados, minha vida se tornou um inferno depois que entrei nesta empresa.

  44. Alessandro

    Vivi esta situação por muitos anos, agora que me libertei e estou recuperando meu bom estado psicológico, é que entendo o tamanho do estrago que esta situação causa em sua vida.

  45. Edmundo

    No brasil qq chefe que atravessa a rua pode sofrer um “acidente” e acabar com a “tirania”.
    Muitas vezes eles esquecem que saindo do escritorio todos sao iguais.

  46. Léa Sueli

    A omissão da empresa é um absurdo. Chefia tirana gera afastamentos, insatisfação e muitas vezes queda na produção ou provocando erros banais na realização dos trabalhos. Assédio moral é crime. Chefe e empresa poderão respondem na justiça por tais atos.

  47. Jad Muniz

    Isso acontece com muitas e muitas empresas.
    Em muitos e muitos lugares.
    Se houvesse campanha, garanto que seria um sucesso.
    Porque não talvez não façam uma campanha igual o pedestre?
    Garanto que a saúde de muita gente vai melhorar.
    A Globo poderia criar uma reportagem nos programas deles.

  48. JULIA

    Esta pesquisa deve ser ampliada e ser tema a discutir, em grandes empresas, pois tenho alguns supervisores, gerentes, na minha vida profissional, que são assim, e chegam a me causar pânico ao ter que me dirigir essas pessoas, ou até mesmo dialogar, mexe com meu sistema nervoso.ao ver essa pessoa, tenho que conversar com meu eu, respirar fundo, buscar forças não sei de onde e conviver porque preciso. Mas e muito frustrante viver assim, não consigo ir além, sei que tenho capacidade, mas essas situações, me travam muito.

  49. valdete

    Gostaria de usar minha pagina do facebook, para divulgar esta informação, pois sei de pessoas que infartaram depois de terem passado por humilhação na frente dos amigos, e outras que sofrem terorismos dentro das empresas em que trabalham. Se possivel me ajudem a divulgar.

  50. Kátia

    Ai o meu chefe é terríiiiiiiiiiiiiiiiivel!!!
    Vou imprimir e deixar na mesa dele…
    Ele inferniza a minha vida o dia todo, e qndo chego em casa nem queo falar com ninguem, só ficar quietinha e descansar a mente, aff ninguém merece isso viu!!!

  51. Marcos EESC-USP

    Essa notícia está muito desatualizada… Esse fato é observado desde todo o sempre e na reportagem diz “…essa descoberta…”… Não há descoberta nisso, aliás, chega a ser uma piada um artigo de uma universidade de renome dizer que descobriu o que já foi descoberto e amplamente estudado por ano e anosssssssss

    Abraços…

    Obs: “Chefe” = Tribo indígena
    “Líder” = Gestores pró-ativos

    Nunca confundirem “chefe” com “líder”, se bem que o que mais tem hoje em dia são “chefes”…

    abraços

  52. marcia

    Concordo com Barb.
    É muito difícil a gente ter motivação para trabalhar quando sofre esse tipo de abuso. E assédio moral é crime, mas muito difícil de ser provado.

  53. SILVIO EVARISTO

    A rigidez é boa na pedra não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.
    Muitos se escondem atrás do poder, para camuflar suas frustrações.

  54. jose mauro

    Assédio moral praticado por “chefes” ainda é muito comum, infelizmente.Em duas ocasiões já tive prejudicada minha vida familiar em razão do “mau humor”, sandice, paranóia, vaidade e até loucura de meus chefes. Os tempos mudaram. as empresas e órgãos públicos deveriam orientar esses feitores do século XXI a mudarem de postura, para o ambiente de trabalho melhorar e a produtividade aumentar.

  55. Lu Spenser

    Acredito que a maioria das empresas onde as pessoas que ocupam cargo de chefia e não se atualizam (não sabem o que é administrar pessoas) passam por esse problema. Pessoas são seres que merecem atenção e devem ser tratadas como pessoas. A obediência vem da admiração pelo profissional que está a sua frente.

  56. Felipe Monteiro

    Chefe rígido e centralizador prejudica a empresa e seu subordinado. Graças a um deles, eu preferi me aposentar proporcionalmente e com isso minha saúde melhorou muito.

  57. CRISTINA

    Isso só irá acabar quando for realmente tomado providências dentro da lei, o respeito por funcionarios anda cada dia mais desrespeitoso em todas as classes tenho pessoas de minha familia que já passaram por algo parecido ao menos uma vez, e pior cumprindo suas funçoes e não puderam denunciar nem reclamar pois existe pessoas em casa que dependem do perquena salário que lhes é pago no final. (To Passada)

  58. Andrea

    O que se chama timidamente de abuso pode ser nomeado também de assédio moral. E contra chefes que tem essa natureza ninguém quer depor ou processar por medo de um possível desemprego.
    Infelizmente o RH de certas empresas/companhias fecham os olhos para esse tipo de comportamento, acreditando que ser “agressivo nos negócios” elevará a produtividade…

  59. Ivanir Campos

    Isso é sabido por todos, mas eles continuam agindo impunimente, sendo protegidos por chefes iguais a eles e amparados pela própria empresa. Na prática não funciona como deveria.

  60. Renato

    Isso se chama assédio moral, e é um crime previsto em lei. Se seu chefe estiver agindo desta forma contra você, é hora de procurar um advogado.

  61. MARCOS ANDRADE

    essa é uma dado importante para o mundo coorporativo. O que acontece é o seguinte: Na grade de matérias da faculdades ADM, não consta a disciplina TIRANIA, nem a disciplina SEM ESCRUPULOS. Essas são “qualidades” que alguns chefes já trazem em seus DNA, ai fica dificil para os demais colaboradores entenderem o que significa Administrar e o que significa “Senhor de Engenho”. Uma coisa é administrar coisae e animais, outra coisa é administrar pessoas, conflitos.

  62. Mari

    Isso deveria valer também para o serviço público, onde a maioria dos chefes são indicados políticos e partidários e acabnda ‘deitando e rolando’ em cima de seus subordinados sem dó nem peidade, principalmente quando os subordinados são funcionários de carreira.

  63. LOLA

    REALMENTE! EU MESMA JÁ PASSEI POR ESSA SITUAÇÃO, A PONTO DE QUERER ABANDONAR MEU EMPREGO, MUITA DESAVENÇA COM MINHA FAMÍLIA, TUDO DESCARREGAVA SOBRE ELES. TIVE QUE PROCURAR AJUDAR MÉDICA E HOJE VIVO SOBRE A INFLUÊNCIA DE CALMANTES.

  64. Hanna

    Concordo com Jud Barb, esta situação tem afastado muitos profissionais do trabalho, vários pais de familia, pessoas que precism trabalhar e acabam se sujeitando as humilhações e contraindo a doença do século ..estresse emocional. Este assunto deveria estar mais em evidência.

  65. Carmen

    Chefes abusivos tornam-se chefes em organizações que promovem esta prática abusiva… não é possível a organização alertar que não será permitido este comportamento de um chefe que chegou ao “poder” pela própria organização, assim o problema é de outra ordem, ao meu ver o problema é a organização do trabalho que se mostra permissiva e perversa adotando práticas que causam danos à saúde do trabalhador que assim que adoece se afasta e entra outro em seu lugar “pronto para o abate”

  66. Ivan

    Os abusos por parte de supervisores, chefes, encarregados e afins, deveriam constar como CRIME!!, Porque o lugar desses delinquentes é na CADEIA ou no MANICÔMIO !!!

  67. Luciana de Carvalho Pascoal

    Isso para mim não é nenhuma novidade. Muitas pessoas que trabalham no setor privado e até mesmo no setor público não suportam seus supervisores e só não pedem demissão / exoneração por precisarem do emprego. No setor privado o comportamento abusivo por parte dos chefes ocorre com muito mais frequência. Muito chefes estrapolam o limite do respeito com seus subordinados e isso precisa acabar, especialmente no setor privado. Que essa pesquisa ainda seja muito divulgada por muitas empresas no mundo afora!

  68. maria aurelia

    Concordo porque se o nosso trabalho é nossa segunda casa devemos nos preocupar com a saúde e bem estar dos colaboradores,é uma seqùência da vida ,não podemos parar e as muitas vezes não consiguimos separar problemas pessoais do trabalho!

  69. peninha

    Eu mesmo já fui vítima de chefes assim que depois que me perderam por esse motivo se arrependeram do que faziam comigo e queriam pedir desculpasaí queriam inverter o jogo se eu não os perdoa-se Eu é que era arrogante e crítico .

  70. Maria de Fátima

    Já passei por isso, um chefe que não sabe agir como chefe; eu vivia estressada, cançada, desanimada. Mas quem sabe um dia ele melhore… Pois eu já estou em outra empresa graças a DEUS.

  71. Eduardo

    Trabalhei em uma empresa, que o controller disse pra mim, “Boa, era a N*, que trabalhava até 14, 16, 18 horas mesmo grávida, até perdeu o nenê, eh…., quer dizer, não foi por causa disso que ela perdeu o nenê”

  72. maria de fatima

    Esse assunto é muito importante para milhões de brasileiros, por isso a materia deveria ser mais completa para ver se consientiza esses tipos de patrões e chefespara que eles aprendam que lidam com pessoas e não com bichos

  73. Subordinada

    Opa! ótima matéria para um “telejornal” da vida, de preferência em horário nobre, pra todos “eles” assistirem, não é?

  74. ELIZABETH PAT BEWNAL OLIVER

    E COMO prejudicam, pena que esse tipo de matéria não seja tão amplamente divulgada como tantas outras notícias INÚTEIS e FÚTEIS. Sofri com isso e consequentemente isso refletiu na minha família de forma muito forte e negativa.

  75. JoValdo

    Ninguém tem o direito de despejar suas frustrações sobre pessoas sob sua influência. Isso é assédio moral e dá indenização. Por isso é importante que o chefe autoritário seja substituído o mais cedo possível ou procure a ajuda de um psicanalista sério e competente.

  76. Flavio Muniz

    Deixei meu ultimo emprego por que o meu ex chefe era um idiota completo.
    Tinha por cultura expor a todos, gritar e intimidar as pessoas com palavras bem agressivas.
    É um a pena ele achar que é muito competente e o dono da empresa gostar de sua postura, mostra que ambos são iguais.

  77. Pat sin

    Te toda razão….deveri ser amplamente divulgado….
    pos as pessoas nao tem noção te quantas pessoas sofrem na mao dos pratrão.

  78. djalma sartori

    eu msm sofro com isso na faculdade que trabalho ,e não me entimido pois aqui na cidade que é pequena ninguem quer trabalhar lá então o encarregado tem que segurar funcionario ////eu cnsei de ser chamado de até vagabundo mas agora é o momento de pedir aumento pois ninguem mais quer trabalhar lá pela sua arrogancia!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>