Calçados fechados podem diminuir as chances de fraturas nos pés em acidentes de moto

Comment

Comportamento

destaque_motoApesar do grande número de acidentes motociclísticos no trânsito, no código Brasileiro de Trânsito não há menção sobre o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual para membros inferiores em motocicletas. Além disso, a literatura médica sobre lesões e fraturas em ossos dos pés ainda é escassa, especialmente demonstrando os fatores causais das fraturas.

Estudo apresentado no XXIV Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico (CBTO), que ocorreu de 17 a 19 de maio em Belo Horizonte, Minas Gerais, buscou analisar a relação entre o tipo de calçado e lesões nos pés em acidentes motociclísticos. Para tal, pesquisadores do Hospital Getúlio Vargas, em Pernambuco, analisaram 54 pacientes, divididos entre pacientes com calçado fechado (grupo controle n=15) ou sapatos abertos (grupo-caso n=39). Desses, 87% eram homens e 79,6% apresentaram alguma fratura exposta no momento da admissão.

O estudo mostrou que não utilizar sapatos fechados aumentou em 7,66 vezes a chance de fratura exposta nos ossos dos pés no caso de um acidente motociclísticos. Os pesquisadores sugerem que o uso de sapatos fechados por motociclistas deve ser melhor estudado como uma forma de autoproteção em casos de acidentes.

Fonte: XXIV Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico (CBTO), 17 a 19 de maio em Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *