Brilho nos olhos de crianças pode revelar câncer

Comment

Medicina Saúde da família Saúde do bebe e da criança

No Dia Nacional do Retinoblastoma (18/9) várias sociedades médicas se mobilizam para alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular considerado o mais comum na infância.

O Retinoblastoma acomete cerca de um em cada 20 mil nascidos vivos, com destaque para as crianças com menos de cinco anos de idade. Sua ocorrência é agressiva podendo provocar cegueira e até mesmo levar o paciente à morte, destacando-se então a importância da prevenção.

Segundo a dra. Denise Bousfield da Silva, presidente do Departamento Científico de Oncohematologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o tumor pode ocorrer em um olho ou em ambos, sendo os bilaterais hereditários, assim como 15% dos unilaterais. “A apresentação mais comum da doença é a do reflexo ocular branco ou ‘sinal do olho de gato’. Segue-se, em frequência, o estrabismo, o eritema conjuntival e a diminuição da acuidade visual”, informa.

Ainda de acordo com a dra. Denise, o prognóstico depende, fundamentalmente, do estágio em que é feito o diagnóstico. “Mais de 90% dos casos de tumores intraoculares detectados no início são curáveis, grande parte deles com preservação da visão, ao contrário daqueles nos quais a doença avança, atingindo o sistema nervoso central”, ressalta.”

No Brasil, muitas vezes o diagnóstico ainda é realizado tardiamente. Reconhecer os sinais da doença precocemente e educar a população para o hábito de cuidar a saúde ocular de seus bebês desde os primeiros meses de vida são ações fundamentais para a prevenção.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SBP. 17 de setembro de 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *