Avós podem ser responsáveis pela longevidade humana

Comentar

Saúde da família

As avós podem ser responsáveis pelo aumento na expectativa da raça humana. Pesquisadores desenvolveram uma sociedade teórica com membros que viviam por um período de tempo semelhante ao de chipanzés. Ao adicionar avós a essa sociedade, a expectativa de vida de todos dobrou.

O estudo fornece dados que mostram o porquê de as mulheres viverem além de sua capacidade reprodutiva – algo que não acontece com outros primatas ou mamíferos. Isso pode ocorrer porque as avós assumem o papel de cuidar de seus netos, permitindo que seus filhos continuem procriando. Além disso, famílias que têm avós possuem também vantagens genéticas, transmitindo a longevidade através da seleção natural.

A pesquisa foi desenvolvida na Universidade de Utah (Estados Unidos) e apresentada no periódico Proceedings of the Royal Society B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>