Autistas ainda enfrentam desafios para se inserirem na sociedade

Comment

Comportamento Saúde do bebe e da criança

Dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e os portadores desse distúrbio ainda enfrentam muitos desafios. Segundo o Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão de saúde governamental dos Estados Unidos, a taxa de autismo é de uma criança para cada 110 nascidas. No Brasil, estima-se que dois milhões de pessoas vivam com a condição.

Entre as principais características do autismo estão o isolamento e a falta de interação com os outros e com o ambiente, mas essas características podem ser decorrentes de outras condições de saúde, como problemas auditivos. Os especialistas em autismo explicam que o diagnóstico da síndrome é difícil, pois não existe um exame clínico que diagnostique o transtorno. Dessa forma, o autismo pode ser confundido com outras síndromes, traumas ou psicoses.

Além dos diagnósticos errados, os especialistas alertam para a demora em reconhecer o autismo, o que pode levar até uma década. A inclusão das crianças também é um problema, apesar de a lei garantir o direito dessas estudarem em escolas de regulares. Segundo organizações não governamentais (ONGs), essas escolas não estão preparadas para lidar com as necessidades dos autistas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *